segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Devocional do dia 24 de Outubro de 2016

O Setor Regional de Inspeção Escolar e Tecnologia articulou o devocional de hoje 24 de outubro de 2016 e a servidora Joelma dirigiu muito bem o momento que teve como tema: "Gentileza".


GENTILEZA GERA GENTILEZA

Gentileza é uma qualidade muito apreciada, mas pouco exercitada.
Nosso Mestre Jesus já aconselhava: “faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você. Com pequenos gestos, estaremos plantando grandes atitudes em busca de um mundo melhor.

A PRATICA DA GENTILEZA

As condutas de uma pessoa educada não necessariamente garantem o título de gentileza. Gestos de gentileza precisam passar pelo coração, ter sentimento, tem que fazer parte da personalidade.
Atitudes germinarão as qualidades da gentileza: honestidade, generosidade, capacidade de perdoar e a pratica da paciência.
Um ato Gentil deve ter três características:
SER GRATUITO – não esperar nada em troca
SER HONESTO -  não ser bajulador, não dizer só sim para agradar ao outro
ATITUDES SIMPLES – para ser gentil não precisa de atitudes grandiosas.

SER GENTIL NÃO É DEMONSTRAR FRAQUEZA

Muitas pessoas acham que ser gentil e agir com delicadeza são sinais de fraqueza.
Diferença entre uma pessoa fraca e uma pessoa gentil;
FRACO – reage, grita, revida, é vingativo, perde a razão
GENTIL -  é flexível, espera o momento certo para agir, trata o semelhante com afeto e carinho, defende direitos com brandura, mas com firmeza.

QUANDO VOCÊ MUDA, O MUNDO JÁ FICOU DIFERENTE

Você deve ser questionar: “compensar efetuar mudanças de comportamento?”
Fazer uma reforma intima é uma decisão difícil e muito pessoal.
Mas se fizermos a nossa parte, com pequenos gestos de gentileza iremos pouco a pouco contagiar quem está ao nosso redor. Não precisaremos forçar as mudanças nos outros.
“O bem que fazemos aos outros retorna ao nosso cérebro quando vemos o resultado estampado no alheio”
A simples decisão de fazer o bem, já ativa o sistema de recompensa do cérebro.

COMO SE COMPORTAR DIANTE DE ATITUDES AGRESSIVAS

Evite discussões desnecessárias.
Não aceite provocações gratuitas
Muitas vezes, o silencio é a melhor resposta.
Não compartilhe de atitudes tipo: bateu, levou, olho por olho, vai ser pago na mesma moeda...
O que adianta criticar uma atitude de uma pessoas se vamos nos nivelar a ela e responder no mesmo tom de voz.

POR QUE O PERDÃO ESTÁ RELACIONADO COM A GENTILEZA

Jamais poderemos exercitar a virtude da gentileza enquanto carregarmos ressentimentos e desejos de vingança em nossas emoções e sentimentos.
Perdoar não significa que devemos esquecer o que nos causou danos e malefícios. Mas devemos ficar atento para que no futuro isto não volte a se repetir.
Perdoar é uma oportunidade em fazermos as pazes com o passado, quitando aquele debito e conseguir viver um futuro mais harmonioso.
“O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte”.

APRENDENDO COM O INIMIGO

“Aprendi silencio com os falantes
Tolerância com os intolerantes
E gentileza com os rudes
E ainda assim, estranho, sou ingrato a esses mestres.”
Não são nossos amigos que irão apontar as nossas falhas e as nossas limitações.
Vamos julgar menos as pessoas e passar a ver o quanto podemos aprender com elas.
Quando alguém o criticar, não reaja imediatamente. Pare, respire, conte até dez. analise e reflita o que acabou de ouvir. Veja até que ponto o que é verdade ou não.
O Silencio é uma prece.
Geralmente as pessoas de difícil relacionamento, ou que são agressivas, não estão acostumadas a serem tratadas com cortesia, com tolerância, de receberem atenção, que alguém seja paciente com elas.
Em Romanos – “abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoes”.

EXERCITE A PACIÊNCIA

Apesar da correria do dia a dia, temos que praticar a paciência.
A pressa, a intolerância e o corre corre pode somatizar doenças em nosso organismo como stress, ulceras estomacais, enxaquecas e até um belo infarto.
Se praticamos a paciência obteremos:
Autocontrole para vivenciar o momento presente
Seremos mais amáveis com as pessoas
Teremos paz de espirito
Poderemos analisar os problemas com serenidade
“Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais”

“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. Não pagueis mal por mal, nem injuria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança”.




















edivanmendes

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CONSTRUINDO CIDADANIA COM EDUCAÇÃO DO CAMPO

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PADRE JOSIMO

Km 126 da TO 201, a 02 km da Vila Tocantins, Esperantina – TO 


CONSTRUINDO CIDADANIA COM EDUCAÇÃO DO CAMPO



A Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, funciona em regime de Alternância, oferta Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e curso técnico em agroecologia integrado ao Ensino Médio.
Os alunos matriculados na EFABIP são filhos (as) de assentados e pequenos proprietários pertencentes a 12 municípios (São Miguel, Sítio Novo, Itaguatins, Axixá, Augustinópolis, Araguatins, Sampaio, Praia Norte, Carrasco Bonito, São Sebastião, Buriti e Esperantina). A Estrutura Curricular utilizada pela EFABIP é semelhante às de outras escolas agrícolas que possuem o curso técnico em agroecologia.
Estamos em processo de desenvolvimento, citamos algumas conquistas: a implantação da horta agroecológica que não utiliza agrotóxico com experimentos naturais desenvolvidos na própria escola para combater pragas, doenças e produzindo alimentos orgânicos.
Os alimentos produzidos na horta servem para alimentar os alunos e o excedente da produção é comercializado e utilizado para custear passagens dos alunos quando os mesmos não tem dinheiro para vir à escola ou voltar para casa.
  Produzidos ou colhemos: couve, tomate, maxixe, berinjela, vinagreira, banana, melão, coentro, cebolinha, pimenta de cheiro, pimenta malagueta, pepino, abóbora, malva do reino e macaxeira.
Outra conquista é o extrato ou óleo pirolenhoso (PE), um líquido proveniente da condensação da fumaça da queima de madeira utilizada para obtenção do carvão, (na EFABIP o carvão e o líquido são extraídos do coco babaçu). O extrato possui uma grande gama de utilização, sendo usado como adubo, potencializador dos efeitos defensivos agrícolas, inseticidas e até na culinária. Cada uso depende de uma forma correta de diluição ou mistura. Não há estudos científicos suficientes para comprovar todos os seus efeitos, muito menos ligando esses efeitos com cada substância ou grupo de substâncias presentes no extrato, no entanto, a utilização correta do ácido pirolenhoso é um princípio vantajoso ao meio ambiente, pois diminui as emissões de gases nas carvoarias e pode reduzir em até 50% a utilização de agrotóxicos nas lavouras e aumenta a produtividade com a adubação do solo. A extração do óleo pirolenhoso é uma atividade sustentável e ecologicamente correta.
Alguns alunos estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos na escola, unindo os conhecimentos científicos e populares, desenvolvendo produção agrícola juntamente com suas famílias utilizando inclusive o óleo pirolenhoso para controlar pragas e doenças nas hortaliças, como substrato para produção de mudas, para tratamento do solo e como biofertilizante. Outros alunos estão fazendo uso para tratamento de ectoparasitas como carrapatos, pulgas, formigas, frieiras em equinos e bovinos e na desinfecção de instalações zootécnicas como as de galpões, é um inseticida natural. 
Outra técnica que os alunos aprenderam na escola e estão desenvolvendo em suas propriedades é o aproveitamento da manipueira como biofertilizante na cultura da melancia e combate as pragas.
 Abaixo segue cultivo de melancia de um aluno do Ensino Médio que desenvolveu na propriedade da família a plantação e obteve bons resultados segundo acompanhamento dos agrônomos da escola.















edivanmendes

Formação do Projovem Campos Saberes da Terra

Foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, na Diretoria Regional de Educação de Araguatins a 6ª formação continuada do Projovem Campos Saberes da Terra.
A formação aconteceu para professores do programa ministrada pelo o formador professor Erialdo servidor da Seduc/TO.

No encontro foi realizada uma oficina com o tema: “Brincando também se aprende” – para as professoras acolhedoras pela Josicleia servidora da DRE/Tocantinópolis acompanhados da Lorena que é Coordenadora do Programa/Seduc.










edivanmendes

Check-in feito, realizar sonhos.


A caminho para realizar sonhos, a aluna Joselma Silva dos Santos do 7º ano matutino da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho é bolsista do curso de Balé Clássico do Studio de Danças Dayron Abreu em Araguatins há um ano com compromissos e dedicação.
Este ano de 2016, dentre várias bailarinas fez teste na cidade de Imperatriz no Maranhão diante de representantes da Companhia de Balé Bolshoi sendo aprovada.
Hoje, graças aos esforços de Joselma, seus familiares, professor Dayron Abreu e a colaboração da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, Diretoria Regional de Educação de Araguatins, Prefeitura Municipal de Araguatins, Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, Rádio Sucesso FM, dentre outros, ela está em Joinville Santa Catarina e neste sábado 22 de outubro às 8 horas realizará o teste para ingresso na Companhia Internacional de Balé Bolshoi.
Motivo de orgulho pois, é a primeira bailarina araguatinense a participar de seleção para uma Companhia de Balé Internacional e em sendo selecionada levará o nome da cidade de Araguatins e do Tocantins para o mundo.

Desejamos êxito à Joselma nesta grande oportunidade e que o sucesso abrilhante seu futuro.







edivanmendes

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Aniversário Berna, Ivani e Luana

Nossas felicitações hoje vão com muito carinho para as pessoas especiais que são: Bernadete Milhomem, Ivani e Luana. Parabéns!! Feliz Aniversário!! 

Que sua vida seja o caminho do amor, só ele é capaz de mostrar o verdadeiro sentido da vida, por isso olhe com o sorriso mais esse ano que passou e agradeça a Deus cada segundo  vivido e que os próximos sejam de luz!























edivanmendes