terça-feira, 29 de março de 2016

Seduc divulga regulamento para credenciar tutores de curso para formação de conselheiros escolares



Philipe Bastos / Governo do Tocantins

A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) lançou nesta segunda-feira, 21, o regulamento do Processo para Credenciamento de Tutores do Curso de Formação para Conselheiros Escolares. Ao todo, estão sendo oferecidas 60 vagas para servidores da educação que tenham concluído o Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares – fase I e II.

O regulamento, juntamente com a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da Seduc (seduc.to.gov.br), bem como na página da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com Nélida Gomes de Azevêdo, Secretária Executiva da Coordenação Estadual do PNFCE, os interessados em serem tutores do programa deverão ter cumprido as duas fases do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares. “O curso é realizado em duas fases com carga-horária de 100h cada. Os futuros tutores devem ser servidores efetivos da Seduc, ou das Secretarias Municipais de Educação”, explicou.

Além disso, outros pré-requisitos para os tutores são: ter disponibilidade de no mínimo 10 horas semanais para as atividades de tutoria, acompanhamento e monitoramento dos cursistas conselheiros; ter formação superior na área de Educação; ser ocupante de cargo efetivo da rede pública de ensino do Tocantins; ter disponibilidade para participar dos encontros de formação e realização dos encontros presenciais.

Cronograma
Segundo o cronograma disposto no regulamento de tutores, as inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 21, e seguem até dia 11 de abril de 2016. O resultado prévio do credenciamento será divulgado nos sites da Seduc e da Undime no dia 12 de abril e os candidatos têm até dia 13 do mesmo mês para ingressar com recursos. O resultado final do credenciamento será divulgado no dia 15 de abril.

Sugestão de legenda

Foto: Elias Oliveira / Governo do Tocantins
O regulamento está disponível no site da Seduc e no portal da Undime

-- 

Atenciosamente,





Secretaria da Educação, Juventude e Esportes
Núcleo de Comunicação

Contatos:
+ 55 63 3218 1413 (Recepção)
+ 55 63 3218 6151 (Jornalismo)
+ 55 63 3218 1497 (Publicidade) 

Palmas - Tocantins - Brasil

Membros de Associações de Apoio podem se inscrever em curso de conselheiros escolares

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Importante meio para a promoção da Gestão Democrática e Compartilhada da Educação, Associações de Apoio às Escolas (AAE) /Conselho Escolar (CE), congregam membros da comunidade escolar interessados em participar ativamente do dia a dia das escolas. Para fortalecer essas AAE/CE, a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) está com inscrições abertas para os cursos voltados para conselheiros das unidades escolares.

As inscrições seguem até o dia 15 de abril e os interessados devem procurar uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), ou a Secretaria de Educação do Município onde reside. A  primeira edição do curso terá início no dia dois de maio.

De acordo com Nélida Gomes de Azevêdo, secretária executiva da Coordenação Estadual do PNFCE, o curso contará com uma carga horária de 40h. Destas, conforme a técnica, 28h serão ministradas na modalidade de ensino a distância e as 12h restantes serão divididas em três encontros presenciais de quatro horas cada.

“O objetivo do curso é fortalecer a gestão democrática, enfatizando as questões administrativas, pedagógicas e financeiras inerentes ao cotidiano escolar”, salientou.

PNFCE
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, para técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com a gestão democrática.

Aos conselhos escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.

Sugestão de legenda

Foto: Adilvan Nogueira / Governo do Tocantins

A secretária executiva da Coordenação Estadual do PNFCE destacou que o curso contará com uma carga horária de 40h

-- 

Atenciosamente,



Secretaria da Educação, Juventude e Esportes
Núcleo de Comunicação

Contatos:
+ 55 63 3218 1413 (Recepção)
+ 55 63 3218 6151 (Jornalismo)
+ 55 63 3218 1497 (Publicidade) 

Palmas - Tocantins - Brasil

Prorrogadas inscrições para pós-graduação Professor Coach

Imagem inline 3

Prorrogadas inscrições para pós-graduação Professor Coach

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Os professores que ainda não conseguiram se inscrever na seleção para a pós-graduação Professor Coach – A Arte de Potencializar Habilidades em Sala de Aula terão mais prazo para entregar a documentação, com a prorrogação do período de inscrições que se encerra no dia 31 de março. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para especialização Lato Sensu ofertada pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Embaixada da Finlândia.

De acordo com a técnica da Gerência de Educação a Distância da Seduc, Nádia Flausino, a prorrogação do prazo final foi solicitado pelos próprios professores. “Temos recebido muitos pedidos nesse sentido e para que os candidatos possam reunir toda a documentação e participar do processo seletivo a Educação estendeu o período das inscrições”, ressaltou.

Para se inscrever é necessário encaminhar, pessoalmente ou via correios, a documentação exigida pelo edital de seleção à Gerência de Ensino a Distância, localizada no Anexo 1 da Seduc, na Quadra 103 Sul, Rua SO 01, Lote 08, CEP: 77015-014. O edital está disponível no site da pasta: www.seduc.to.gov.br .

O curso será realizado na modalidade educação a distância, e encontros presenciais. Com duração de 18 meses e carga horária de 390 horas, a seleção priorizará os professores efetivos, lotados nas séries iniciais do ensino fundamental e professores da educação básica que atuam como regentes nas demais séries dos ensinos fundamental e médio.  A escolha dos candidatos será realizada por meio de análise curricular e entrevista.

Ao final da especialização, os cursistas poderão participar de um intercâmbio na Finlândia, país que lidera os rankings mundiais de indicadores educacionais.Sugestão de legenda:Professores terão até o dia 31 de março para se inscrever.

Crédito da foto – Cleia Gomes-- Atenciosamente,Secretaria da Educação, Juventude e EsportesNúcleo de ComunicaçãoContatos: + 55 63 3218 1413
(Recepção)+ 55 63 3218 6151 
Jornalismo)+ 55 63 3218 1497 
(Publicidade) www.seduc.to.gov.brPalmas - Tocantins - Brasil


Imagem inline 2
ttp://seduc.to.gov.br/formacao/processos-seletivos/selecao-de-cursistas-para-a-pos-graduacao-professor-coach/


Imagem inline 1


Exibindo image.png
Exibindo image.png
Exibindo image.png

Programas de Mestrados- CNQP Manaus-AM

Programas de Mestrados- CNQP Manaus-AM (Inscrições Abertas)

O Centro Nacional de Qualificação Profissional pioneiro em Manaus em cursos profissionalizantes em diversas áreas do conhecimento, único á possuir cursos de mestrado profissionais particulares recomendados pela CAPES e autorizado á funcionar pelo MEC em toda a região norte do país, informa abaixo que estão abertas as inscrições para os programas de Mestrado Profissional em Produção Animal em parceria com a Unicastelo e o Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação aplicado a Biologia Computacional em Parceria com a Faculdade Inforium de Minas Gerais.

Informações abaixo e em anexo.

MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO ANIMAL, RECOMENDADO PELA CAPES, CONVENIO UNICASTELO- CNQP
INSCRIÇÃO: http://unicastelo.br/ppgpa/site/inscricao/           
 SITE DO PROGRAMA: http://unicastelo.br/ppgpa/site/
ABERTO Á TODOS OS PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR, INICIO EM ABRIL.


terça-feira, 15 de março de 2016

terça-feira, 8 de março de 2016

08 de março - Dia Internacional da Mulher - Homenagem.


Momento devocional e homenagem as mulheres da Diretoria Regional de Educação.
Parabéns a cada uma das mulheres que de uma forma especial fazem a DRE/Araguatins.
PARABÉNS!!!!!!


O homem pensa.
A mulher sonha.

Pensar é ter cérebro.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
A mulher é um lago.

O oceano tem a pérola que embeleza.
O lago tem a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem tem um farol: a consciência.
A mulher tem uma estrela: a esperança.

O farol guia.
A esperança salva.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
A mulher, onde começa o céu!

Victor Hugo




















Dia 07/03/2016 - Planejamento.


Equipe da Diretoria Regional de Educação de Araguatins reunida para elaboração do Plano de Ação 2016.

segunda-feira, 7 de março de 2016

A Diretoria Regional de Educação de Araguatins parabeniza a todas as mulheres neste 08 de março Dia Internacional da Mulher.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Prêmio Vivaleitura pagará R$ 25 mil para projetos de leituras feitos em escolas ou bibliotecas
04/03/2016 - Josélia de Lima/Seduc/Governo do Tocantins

As pessoas que desenvolvem algum projeto de incentivo à leitura poderá participar do 8º Prêmio Vivaleitura, que está com inscrições abertas até o dia 13 de março. O prêmio destinará R$ 25 mil para cada vencedor das quatros categorias e a inscrição será no site www.premiovivaleitura.org.br.
Os participantes poderão escolher uma das categorias: Biblioteca Viva, Escola Promotora da Leitura, Território da Leitura e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física). Além do prêmio em dinheiro, os classificados receberão a menção honrosa denominada José Mindlin, como reconhecimento pelas iniciativas que se destaquem por seu impacto e abrangência.
O Prêmio Vivaleitura foi criado em 2006, e é uma ação conjunta realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação e integra o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Como parceiros, há a participação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.
 A novidade é que esta edição está incentivando a participação de crianças e jovens como protagonistas de projetos de promoção da leitura e iniciativas de estimulo à leitura realizadas pela Internet.
Com informações da Ascom/Vivaleitura 


 Foto: Adilvan Nogueira 

quinta-feira, 3 de março de 2016

Dia 02/03/2016

Comemoramos com alegria os aniversários dos servidores Luis Carlos (Técnico de Controle Interno) e Railda (Assessora de Formação) da Diretoria Regional de Educação de Araguatins. 
Nossos cumprimentos aos dois grandes profissionais.












terça-feira, 1 de março de 2016

Prorrogado o prazo para inscrições de bolsistas para o Programa Brasil Alfabetizado

01/03/2016 - Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Os interessados em aturarem como bolsistas no Programa Brasil Alfabetizado agora têm até o dia 10 de março para realizarem as inscrições. São mais de 1.550 vagas para alfabetizadores, coordenadores de turmas e tradutores-intérpretes da Língua de Sinais (Libras), que tenham interesse em trabalhar na alfabetização de jovens, adultos e idosos.
As vagas estão distribuídas em: 1.100 para alfabetizadores, 250 para coordenadores de turmas e 200 para tradutores-intérpretes. Para os alunos, será ofertado o total de 15 mil vagas para cursos distribuídos nos 139 municípios do Estado, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).
Para ser credenciado como voluntário, o candidato deverá atender a todos os requisitos previstos no edital, com exceção dos voluntários que, em ciclos anteriores do Programa, tenham sido selecionados por meio de edital público e tenham desempenhado suas atribuições adequadamente.
Seleção

O processo seletivo dos profissionais será realizado em três etapas: a primeira, em caráter eliminatório através da inscrição e entrega da documentação exigida; a segunda, em caráter classificatório através da elaboração de texto; a terceira também será em caráter classificatório, com análise e entrega da documentação exigida. 

http://seduc.to.gov.br/noticia/2016/3/1/prorrogado-o-prazo-para-inscricoes-de-bolsistas-para-o-programa-brasil-alfabetizado


Alunos do Tocantins já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática
01/03/2016 - Josélia de Lima/Seduc/Governo do Tocantins
Os estudantes das escolas públicas do Tocantins já podem se inscrever na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Poderão se inscrever alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio no site www.obmep.org.br até o dia 1º de abril.
A OBMEP será realizada em duas etapas, a primeira prova acontecerá no dia 7 de junho e será composta por 20 questões objetivas, aplicadas na própria escola. Os classificados para a 2ª fase farão uma prova com seis questões dissertativas, com ênfase para o raciocínio, no dia 10 de setembro.
A OBMEP tem como finalidade revelar e estimular talentos e promover o gosto pelo estudo de Matemática. No ano passado, a OBMEP registrou a participação de 47.580 escolas e contou com a participação de 17.972.333 alunos na primeira fase.

Prêmios
Em 2016, a Olimpíada premiará 6.500 alunos com medalhas de ouro, de prata e de bronze e 46.200 menções honrosas. Os alunos medalhistas também poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP).

Tocantins
A cada ano, cresce o número de alunos premiados. Em 2015, 492 estudantes foram destaques nas provas, 2 deles receberam medalhas de ouro, 9 de prata, 61 de bronze e 420 menção honrosa. Em 2014, foram 480 jovens premiados, sendo uma medalha de ouro, 12 de prata, 61 de bronze e 407 menções honrosa.


 Foto: Elias Oliveira 


http://seduc.to.gov.br/noticia/2016/3/1/alunos-do-tocantins-ja-podem-se-inscrever-na-olimpiada-brasileira-de-matematica-/
Aniversário do Adaílton Rodrigues, motorista da DRE/Araguatins. 29/02