Apostar no diferencial para atrair a atenção dos
alunos é a proposta do gestor Antônio Martinho Santos de Oliveira (Rick
Martinho) da Escola Estadual Frei Savino, localizada no Povoado de Natal, a 30
km de Araguatins, região do Bico do Papagaio.
Rick Martinho reuniu com toda a equipe para avaliar
o diagnóstico da escola e definir atividades para serem desenvolvidas, durante
todo o ano, como parte das ações do Programa Gestão Escolar (PGE). Antônio
explicou que uma das alternativas é investir em aulas criativas para despertar
mais o interesse dos alunos pelo conhecimento. “Essas aulas dinâmicas são
realizadas de forma interdisciplinar, de modo que todos os professores e alunos
participem”, frisou.
Outra ação que a escola realiza é acompanhar de
perto os alunos que faltam às aulas. “Nesse caso, os professores visitam as
famílias dos estudantes para conhecer a realidade deles e verificar o que
poderá ser feito para evitar a evasão escolar”, ressaltou.
Na educação há oito anos, Rick Martinho disse que
um dos desafios é a responsabilidade de uma gestão escolar democrática e
participativa. “Não sou diretor só dentro da escola, sou também na comunidade,
onde tenho que dialogar com pais e acompanhar o processo de ensino e
aprendizagem”, frisou.
De acordo com a coordenadora da Iniciativa
Educadores do Brasil/Prêmio Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação,
Juventude e Esportes, Luciene Alves, a escola precisa ter o seu planejamento
estratégico. “Para se ter bons resultados, a escola precisa desenvolver
projetos que tragam significância para o currículo, de forma articulada, com
participação, envolvimento e apoio da equipe gestora. Lembramos que os
resultados não vêm aleatoriamente”, complementou.
A Escola Estadual Frei Savino conta com 180 alunos,
e oferta o ensino do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.
Experimentos
A professora Gecivan Viera, que leciona Ciências,
também aposta na criatividade na prática docente para que os seus alunos
prestem mais atenção ao que se ensina. Ela cita um exemplo: “Como os alunos vão
entender conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas se não demonstramos na
prática”, questionou a educadora. “Após as realizações dos experimentos,
percebemos que eles entenderam bem o assunto”.
“Gostei muito das aulas de Ciências, aprendi
bastante”, disse o estudante Bruno Vieira Alves. Outra aluna que aprovou a aula
criativa foi Marileide Paula Gonçalves. “Com a prática, aprendemos mais”,
disse.
06/04/2016
- Josélia de Lima/Seduc/Governo do Tocantins
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