quarta-feira, 6 de abril de 2016

Escola de Araguatins aposta em aulas criativas e dinâmicas para melhorar a aprendizagem.


Apostar no diferencial para atrair a atenção dos alunos é a proposta do gestor Antônio Martinho Santos de Oliveira (Rick Martinho) da Escola Estadual Frei Savino, localizada no Povoado de Natal, a 30 km de Araguatins, região do Bico do Papagaio.
Rick Martinho reuniu com toda a equipe para avaliar o diagnóstico da escola e definir atividades para serem desenvolvidas, durante todo o ano, como parte das ações do Programa Gestão Escolar (PGE). Antônio explicou que uma das alternativas é investir em aulas criativas para despertar mais o interesse dos alunos pelo conhecimento. “Essas aulas dinâmicas são realizadas de forma interdisciplinar, de modo que todos os professores e alunos participem”, frisou.
Outra ação que a escola realiza é acompanhar de perto os alunos que faltam às aulas. “Nesse caso, os professores visitam as famílias dos estudantes para conhecer a realidade deles e verificar o que poderá ser feito para evitar a evasão escolar”, ressaltou.
Na educação há oito anos, Rick Martinho disse que um dos desafios é a responsabilidade de uma gestão escolar democrática e participativa. “Não sou diretor só dentro da escola, sou também na comunidade, onde tenho que dialogar com pais e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem”, frisou.
De acordo com a coordenadora da Iniciativa Educadores do Brasil/Prêmio Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Luciene Alves, a escola precisa ter o seu planejamento estratégico. “Para se ter bons resultados, a escola precisa desenvolver projetos que tragam significância para o currículo, de forma articulada, com participação, envolvimento e apoio da equipe gestora. Lembramos que os resultados não vêm aleatoriamente”, complementou.
A Escola Estadual Frei Savino conta com 180 alunos, e oferta o ensino do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.
Experimentos
A professora Gecivan Viera, que leciona Ciências, também aposta na criatividade na prática docente para que os seus alunos prestem mais atenção ao que se ensina. Ela cita um exemplo: “Como os alunos vão entender conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas se não demonstramos na prática”, questionou a educadora. “Após as realizações dos experimentos, percebemos que eles entenderam bem o assunto”.

“Gostei muito das aulas de Ciências, aprendi bastante”, disse o estudante Bruno Vieira Alves. Outra aluna que aprovou a aula criativa foi Marileide Paula Gonçalves. “Com a prática, aprendemos mais”, disse.


06/04/2016 - Josélia de Lima/Seduc/Governo do Tocantins

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