sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior - Axixá


                Aconteceu uma palestra no dia 24 de novembro de 2017 no Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior de Axixá, em parceria com a Promotoria Pública de Axixá com o tema “Escola e Cidadania- direitos e deveres”. Desta vez, o palestrante convidado foi o Dr. Elison Medrado, promotor público da Comarca de Axixá. A abertura da palestra foi feita pela diretora da unidade escolar professora Maria Celma agradecendo o ilustre convidado pela presença desejando-lhe boas vindas e, na oportunidade agradeceu também, a presença de todos, reforçando a importância de um trabalho coletivo da equipe da unidade escolar para que esse evento fosse realizado. Em seguida, Dr. Elison Medrado iniciou sua fala apresentando aos jovens a importância dos estudos para alcançarmos resultados positivos em nossa vida é necessário ter foco nos estudos priorizando, sobretudo, disciplina, e determinação.
                 O promotor relata sua história de vida, falando que morava em Cidelândia no estado do - MA, trabalhou na roça com seu pai, e coloca que já pulou o muro da escola para matar aula, fato que tirou risos da platéia. No entanto, tinha o sonho de formar-se em medicina veterinária, mas fez vestibular e passou em três universidades públicas e, dentre os cursos em que foi aprovado resolveu cursar direito. Após concluir o curso de direito, passou no concurso para promotor público na Comarca de Itaguatins e, humildemente mostrou aos presentes que quando temos sonhos com objetivos bem traçados não importa a sua condição social, mas o que realmente vai implicar na sua vitória é o alcance de seus objetivos, traçados em seus sonhos. O Dr. Elison falou que a gente precisa saber aonde quer chegar e construir os caminhos que vai usar para alcançar o que desejas. Um homem sábio, porém, é um homem como outro qualquer apenas com um diferencial: um sonho a ser realizado, frisou.
               Após essas importantes informações sobre sua vida pessoal e trajetória, O Dr. Elison adentrou no tema da palestra falando sobre os direitos dos alunos segundo a Constituição Federal. Dando continuidade, fez uma grande explanação sobre os deveres de cada cidadão e exemplificou que em inúmeras vezes, falamos dos nossos direitos, porém, não hesitamos em furar uma fila, seja do lanche ou do banco. Por que o nosso direito deve calar o direito do outro? Precisamos ser pessoas do bem e reforça a necessidade de sermos educados, em função disto, que existem nossos direitos e deveres. Prosseguindo, destaca que os alunos têm direito de serem avaliados e receberem suas avaliações corrigidas dentro do prazo estipulado pela instituição de ensino. Coloca ainda a necessidade das escolas estarem atendendo a lei da acessibilidade, sendo que a nossa já está adequada. Questionou aos alunos quais as regras/normas da escola que porventura eles conheciam e o aluno da turma três, da terceira série Marcos Jhones, falou da obrigação dos alunos respeitarem os regulamentos e normas da U.E e a proibição do uso do celular em sala de aula, de acordo com o Regimento Escolar em seu artigo 41. O Dr. Elison ressalta a importância dos alunos freqüentarem as aulas, cuidar do patrimônio da escola, zelar do transporte escolar, respeitar o outro, falar com educação e, sobretudo, “Respeitar o professor”.
             Dando continuidade à sua fala, o promotor de justiça falou sobre a agressão física é crime, cabendo a escola, pais e alunos, passar o caso para à policia, visto que a escola não tem atribuições para resolver estas situações desconcertantes. Citou exemplos de alunos no Brasil que cometeram crimes dentro de escolas. Após suas palavras, o nosso palestrante passou a responder às perguntas dos alunos e finalizou este momento riquíssimo de aprendizagem agradecendo a presença de todos e a oportunidade de falar um pouco sobre a importância de a escola trabalhar a cidadania incluindo os direitos e deveres de cada um de seus membros. A professora Maria  Lida da área   de História parabenizou Dr. Elison e pediu a ele para uma palavra de incentivo aos nossos jovens para continuarem motivados a estudarem, tendo em vista que a educação é o caminho que nos conduz a uma vaga no mercado de trabalho, no uso da palavra Dr. Elison coloca que muitos dos seus colegas optaram pelo mundo das drogas alguns já foram até presos, mas ele continuou firme em busca do seus objetivos e a educação foi o mecanismo utilizado para alcançar este resultado, acredita-se que a  palavra de apoio foi motivadora para nossos jovens axixaenses.  A diretora da unidade escolar Maria Celma agradeceu ao Dr. Elison em nome de toda equipe da unidade escolar por sua importante colaboração, deixando antecipado o convite para que ele seja um dos palestrantes da segunda edição do Fórum da Família prevista para dois mil e dezoito, pois um dos principais objetivos do Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior é buscar parceria para garantir aos nossos alunos e comunidade em geral, uma educação pautada na ética dos direito e deveres, porque entendemos que “Educação se faz em parceria”.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário